Yu-Gi-Oh! ZEXAL


"Yu-Gi-Oh! ZEXAL" é a série que sucede "Yu-Gi-Oh! 5D's", sendo mais um spin-off da franquia, tanto no anime quanto no mangá. Foi produzido pela Nihon Ad Systems Inc. e dirigido por Satoshi Kuwabara, sendo adaptado e distribuído no Ocidente pela 4K Media Inc., tendo seu nome ("Yu-Gi-Oh! ZEXAL") inalterado. Sua primeira transmissão ocorreu no Japão pela TV Tokyo, iniciando no dia 11 de Abril de 2011 e encerrando no dia 23 de Março de 2014, com 146 episódios em 6 Temporadas.

1. História

A história se passa em um futuro não muito distante, em Heartland City, onde o Duel Monsters apresenta uma tecnologia muito avançada, Yuma Tsukumo, o protagonista da série, não é nada mais do que um grande perdedor imaturo, que demonstra estar no nível iniciante. Devido a certos incidentes, Yuma acaba desafiando Ryoga Kamishiro para um Duelo. Quando estava praticamente encurralado, seu destino é alterado por uma misteriosa porta que ele viu em seus sonhos e acaba "liberando" uma misteriosa entidade chamada Astral. Eles acabam se unindo para juntar os "Numbers" cards, a fim de conseguirem recuperar a memória perdida de Astral e descobrir o que aconteceu com ele e o porquê dele ter ido até .

2. Principais Personagens

Yuma Tsukumo Yuma Tsukumo é o protagonista da série. Ele é um jovem Duelista que sonha em ser o mais forte de todos, mesmo possuindo habilidades completamente amadoras. De forma relutante, ele acaba se aliando a um Duel Spirit chamado Astral. Juntos, eles perseguem "Numbers" cards para recuperar as memórias perdidas de Astral, tornando-se um "Numbers" Hunter, ao mesmo tempo que aprimorava suas habilidades de Duelo durante suas aventuras. Depois de sair vitorioso no WDC - World Duel Carnival, Yuma é o "Campeão dos Duelos" de Heartland City. Ele também é a metade do Original Number que se separou dele, durante a batalha de Astral com Don Thousand há muito tempo. Com a cooperação entre Yuma e Astral na reunião dos "Numbers" cards, Yuma descobre a verdade que liga seu destino através de seu amado pai, Kazuma Tsukumo, e torna-se o participante mais importante da guerra interdimensional entre o Astral World e o Barian World, pondo fim ao conflito.
Astral Astral é um ser do Astral World que serve como deuteragonista da série, juntamente com seu parceiro e amigo Yuma Tsukumo. Ele foi enviado para o Human World (Earth) por Eliphas para destruir o Barian World, afim de alcançar o "Rank-Up" de seu mundo, mas Kazuma Tsukumo, o pai de Yuma,  modificou sua programação, enviando-o para Yuma em vez disso. Ao chegar no mundo de Yuma, suas memórias foram espalhadas sob a forma de 100 "Numbers" cards. Embora ele originalmente só possuísse um "Numbers", ele sabia que quando dois ou mais "Numbers" se enfrentassem em um Duelo, eles lutariam entre si para consumir um ao outro, permitindo que Astral absorvesse os "Numbers" e recuperasse partes de sua memória. Ele então junta-se a Yuma para recuperar suas memórias, e uma grande amizade nasce entre eles.
Ryoga Kamishiro Ryoga Kamishiro (apelidado como Shark) é um dos amigos e rivais mais próximos de Yuma. Ele originalmente era arrogante e insensível, mas cresceu na série com bastante humildade. Mais tarde, ele revela-se como Nasch, o líder dos sete Barian Emperors. Ele foi o único Barian Emperor que não foi absorvido por Don Thousand, bem como o único Barian cujas memórias não foram alteradas. Mais tarde, ele desapareceu após ser derrotado por Yuma Tsukumo, em um Duelo que tinha humanos e os mundos Barian e Astral em jogo. Ele, juntamente com os outros sete Barian Emperors, foi revivido pelo poder do Numeron Code, após o Duelo final entre YumaAstral.
Kaito Tenjo Kaito Tenjo é filho de Dr. Faker, um "Numbers" Hunter e um dos principais personagens que recolhiam "Numbers" para seu pai, a fim de ajudar seu irmão doente, Haurto Tenjo. Ele era auxiliado por um robô chamado Orbital 7, mas seus "Numbers" cards passaram a ser pertencentes a Yuma e Astral. Quando seu irmão foi curado, ele passou a agir como amigo de Yuma e Astral, ajudando-os na guerra interdimensional entre Barian World e Astral World, tornando-se diretamente envolvido com a Lenda dos Dragões da Luz e do Tempo. Depois de derrotar Mizael em Moon, Kaito  considera Mizael como um verdadeiro domador de dragões e o confia para completar sua missão depois de sucumbir ao vácuo do espaço. Mais tarde, ele foi revivido pelo poder do Numeron Code após o Duelo final entre Yuma e Astral.
Kotori Mizuki Kotori Mizuki é uma grande amiga de Yuma, que sempre viaja com ele, onde quer que ele vá, independente dos perigos. Devido à sua personalidade inflexível, ela tende a provocar Yuma pelos erros que ele comete. No entanto, ela se preocupa muito com ele e não deixa de estar do seu lado. Ela é alegre e muito inteligente, sendo totalmente leal ao Yuma. Ela o admira por sua força de vontade inabalável e determinação de constantemente desafiar a si mesmo. Apesar de muitas vezes, Kotori se mostrar irritada com a infantilidade de Yuma, Kotori mostra possuir uma profunda paixão por ele, tendo isso evidenciado pela forma que ela reage quando Yuma fala sobre Cathy, ou quando ela sorri pelas brincadeiras de Yuma. Ela também se preocupa com o bem estar dele por conta da manipulação dos "Numbers" cards, ao ouvir que eles são de fato muito perigosos.
Rio Kamishiro Rio Kamishiro é a irmã gêmea mais nova de Ryoga Kamishiro. Mais tarde, Rio relevou ser Merag, uma dos sete Barian Emperors, tornando-se determinada a seguir seu irmão, independente do que acontecesse com eles e ficou do lado do Barian World. Ela foi absorvida por Vector após perder um Duelo para ele. No fim da série, ela foi revivida pelo poder do Numeron Code, após o Duelo entre Yuma e Astral. Seus aliados Barian Emperors também foram revividos. Apesar de sua aparência doce, e anteriormente, passar uma grande quantidade de tempo no hospital, ela é uma garota confiante e inflexível, que fica irritada quando as coisas não ocorrem de acordo com seus planos. Ela geralmente mostrada quando conversa com seu irmão. Sua confiança a auxilia em seus interesses, que lhe permite dominar esportes como futebol, basquete, beisebol e boxe com facilidade. Ainda assim, ela mostra leves traços de infantilidade em alguns momentos da série.
Tetsuo Takeda Tetsuo Takeda é um dos melhores amigos de Yuma, além de também ser Duelista. Ele é uma pessoa muito competitiva e inflexível, que tem prazer em ver as pessoas passando por atos constrangedores, mesmo que sejam seus próprios amigos. Ele fez Yuma participar de inúmeras "provas" que não podia vencer, fazendo com que este virasse o "palhaço" da escola. Ele aparenta ter muita valentia, sendo capaz de proteger seus amigos independente das situações. Ele Duelou contra o Numbers 96 usando o "Numbers 39: King of Wishes, Hope" de Yuma para tentar libertar Astral e Yuma do controle dele. Tetsuo foi capaz de se livrar rapidamente do efeito maligno que as pessoas passam a ter quando possuem um "Numbers" card através da Emperor's Key. Ele acaba se apaixonado por Rio Kamishiro, e diferente de outras paixões mostradas na série, a dele de fato persistiu, e ele passa a ter mais controle de si mesmo quando está próximo a ela.
Tokunosuke Ometeura Tokunosuke Ometeura é amigo de Yuma Tsukumo, e já chegou a possuir "Numbers" cards. Tokunosuke é uma pessoa astuta, e é visto como "assustador" pelas garotas da série. Ele foi capaz de enganar as pessoas, com o objetivo de roubar seus cards. Ele era capaz de qualquer coisa para conseguir o que queria, até mesmo dar seu "Baby Tiragon" para Yuma, posteriormente, roubar o "Numbers 39: King of Wishes, Hope". Após Yuma derrotá-lo em um Duelo, Tokunosuke  tornou-se de fato amigo de Yuma e passou a ajudá-lo, mudando de comportamento. Mesmo assim, várias vezes durante a série, Tokunosuke mostra que não mudou completamente, e que continua usando seus "velhos truques" para conseguir atingir certos objetivos.
Takashi Todoroki Takashi Todoroki também é amigo de Yuma, um garoto inteligente que acredita que tudo pode ser planejado e executado como previsto, mas sendo corrigido por Uyko Kitano, que diz que nem tudo que pode ocorrer conforme planejado. Sua primeira aparição impactante foi logo no início da série, onde Takashi ajuda Yuma a descobrir quem estava utilizando vírus de computador sobre os aparelhos de comunicação da cidade. Ele também chegou a participar do WDC - World Duel Carnival.
Cathy Cathy é uma garota completamente obcecada por gatos, chegando até a se comportar como eles, além de poder controlá-los e se comunicar com eles. Ela é apaixonada por Yuma e não gosta de cães. No início da série é mostrado que Cathy persegue Yuma por todos os lados. Ela acabou fazendo uma armação para que Kotori não chegasse a tempo do encontro com Yuma, para que ela pudesse enviar para ele um bilhete, afirmando que Kotori havia sido sequestrada. Ela acaba se tornandouma das aliadas de Yuma, mas tudo que fazia tinha o objetivo de chamar a atenção de seu grande amor.
Anna Kozuki Anna Kozuki é uma Duelista imprudente e irresponsável, mas que se mostra como uma garota resistente e corajosa. Apesar de seu estilo de Duelo imprudente, Anna é muito calculista. Acaba sendo egoísta e orgulhosa em alguns momentos, tendo dificuldades em trabalhar em equipe. Ela utiliza um Flying Blaster, uma espécie de canhão portátil que pode ser desmontado com facilidade, além de se transformar em um meio de transporte quando necessário. No primário, Anna costumava defender os mais fracos da escola que eram vítimas de bullying, e tinha uma leve paixão por Yuma Tsukumo. Ela acabou sendo transferida, sem contar para Yuma seus sentimentos sobre ele, uma vez que ela o maltratava um pouco. Ela acabou tendo uma nova paixão, e fazendo amizade com Umimi Habara, que a ensinou como Duelar, e prometeu ajudá-la a encontrar o seu verdadeiro amor.
Fuya Okudaira Fuya Okudaira é um jovem ator que chegou a possuir um "Numbers" card. Apesar de ser uma celebridade, Fuya é um garoto muito tímido, diferente de seu personagem (protagonista) na série de TV chamado "ESPer Robin". Ele acaba se sentindo solitário em muitos momentos por não poder agir como ele mesmo por conta de seu personagem. Fuya acaba conhecendo Yuma, e acaba gostando muito dele, sendo o primeiro amigo com quem ele pode ser ele mesmo. Ele acaba encontrando um "Numbers" card, e a partir daí passa a agir e se vestir como o "ESPer Robin" fora das telas, acreditando que realmente é o personagem. Fuya acaba perdendo o Duelo para Yuma, sendo libertado do poder maligno do card. Ele percebeu que Yuma tinha a capacidade de mudar as pessoas através dos Duelos, como aconteceu com ele mesmo, que deixou de ser tão tímido e passou a encarar a vida com mais coragem, mas sem deixar de ser gentil e humilde.
Droite Droite era braço direito do Mr. Heartland, assim como Gauche, também sendo uma integrante da comissão responsável pela manutenção do WDC - World Duel Carnival. No entanto, sua verdadeira tarefa, assim como a de Gauche, era encontrar "Numbers" cards. Ela acabou renunciando ao seu cargo, a fim de juntar-se ao torneio com seu parceiro, a fim de proteger Kaito Tenjo. Diferente da personalidade auto-astral de GaucheDroite é muito mais séria e sangue-frio, demonstrando ser bastante calculista em várias situações. Ela tem baixa tolerância a imprudências, além de lidar com as coisas de uma forma legal e profissional. Essas características também estão presas a seu estilo de Duelo, sendo precisa e calma em suas táticas.
Gauche Gauche era braço esquerdo do Mr. Heartland, assim como Droite, também sendo um integrante da comissão responsável pela manutenção do WDC - World Duel Carnival. No entanto, sua verdadeira tarefa, assim como a de Droite, era encontrar "Numbers" cards. Ele acabou renunciando ao seu cargo, a fim de juntar-se ao torneio com sua parceira, tendo como objetivo derrotar Yuma Tsukumo e Astral antes que Kaito o fizesse. Ele se tornou um Duelista profissional, tendo Droite como sua gerente. Diferente de Droite, ele é bem alto astral e empolgado, e isso é demonstrado visivelmente durante a série. Ele acaba sendo imprudente em algumas situações, fazendo brincadeiras em momentos que deveria agir com mais seriedade, o que faz Droite discutir com ele, para que ele pare de agir dessa forma. Entretanto, seus estilos de Duelo se complementam, e ambos têm boa sinergia juntos e demonstram respeito mútuo entre si.
Numbers 96 Numbers 96 é uma entidade maliciosa que deseja possuir todos os "Numbers" cards, a fim de se tornar o mais poderoso deles. Ele também é um "Numbers" card: "Numbers 96: Black Mist". No entanto, ele é astuto o suficiente para se deixar ser capturado por Astral, a fim de tomar o controle do próprio Astral por dentro, e assim, roubar seus "Numbers" cards. Numbers 96 gosta de manipular seus hospedeiros de forma sádica, a fim de derrotar seus inimigos brutalemente. Ele chega a se aliar a Vector com o decorrer da trama, ele passa a agir semelhante a Vector, comentando que ele seria uma espécie de "segundo versão de vilão", uma vez que também usava truques para manipular Duelos. Mais adiante na série, é revelado o motivo do Numbers 96 fazer parte de Astral, uma vez que todos os "Numbers" cards são parte de sua memória.
Dr. Faker Dr. Faker é pai de Kaito Tenjo e Haruto Tenjo e o criador de Heartland. No início, ele instrui Kaito a capturar todos os "Numbers" cards, e acreditava-se que seu objetivo era conquistar o Earth Planet, destruindo o Astral World. No entanto, sua verdadeira ambição era destruir o Astral World para cumprir seu pacto com Vector, a fim de curar a doença de Haruto. Ele é responsável pela mutação de Tron para uma criança, além do desaparecimento de Kazuma Tsukumo. Ele também é capaz de ver Astral. No passado, Dr. Faker costumava ser uma pessoa amável na época em que ele construiu Heartland para as crianças. No presente, ele mostrava ser um homem cruel e malicioso. No entanto, durante o Duelo contra Yuma, Ryoga e Kaito, ele mostra que era tudo uma fachada, e que todos os seus atos crueis eram apenas para preserver o bem-estar de seus filhos.
Tron Tron (seu verdadeiro nome é Byron Arclight) era envolvido com os negócios de Dr. Faker, e jurou vingança a ele, ao lado de seus três filhos: III, IV e V. Apesar de sua aparência infantil, Tron de fato é pai do restante da família Tron, mas foi traído por Dr. Faker, que usou ele e Kazuma Tsukumo, o pai de Yuma, como sacrifícios para abrir a porta para a outra dimensão. Ele acabou sendo lançado no Barian World, onde foi encontrado por Barians. Ele fez um acordo com um Barian (Durbe), recebendo poderes em troca da destruição do Astral World. Quando voltou, sua forma foi mutada para a de uma criança. Sua personalidade acabou mudando, passando de um caráter sério para infantil, chegando a gostar de assistir desenhos animados, por exemplo. Entretanto, diante de seus filhos, Tron apresenta-se sério e maduro, agindo de fato como um pai.
III III (seu verdadeiro nome é Michael Arclight) é um dos filhos da família Tron, e assim como os outros, jura vingança contra Dr. Faker pelo ocorrido com seu pai, apesar de estar mais preocupado com o bem-estar da sua família, e eventualmente, depositando confiança em seu amigo Yuma Tsukumo. Ele é muito gentil e amigável, diferente de seus irmãos, que possuem posturas frias/violentas. III ama muito sua família e não quer que eles apenas lutem, tentando mediar os controntos entre IV e V. É obediente e confiante, ao ponto de seu pai afirmar que ele sempre completa todas as missões as quais é encarregado, sendo todas muito importantes. V também confia mais em III do que em IV, pelo fato de IV ser muito imprudente e precipitado. Durante os Duelos, III passa a ter uma postura mais séria. Mesmo assim, sua personalidade fraternal ainda é visível durante suas partidas. Ele acaba enfrentando Yuma Tsukumo em um Duelo, e sai derrotado. Mesmo assim, ambos se tornam amigos, e ele confia a Yuma as esperanças de sua família.
IV IV (seu verdadeiro nome é Thomas Arclight) é um dos filhos da família Tron, Numbers Hunter e campeão asiático. Ele está envolvido no acidente da irmã de Ryoga, que acabou sendo hospitalizada. Ele é o mais violento da família, com a maioria de suas ações motivadas pela perspectiva de restaurar seu pai para a sua forma e sanidade antigas. Após sua derrota, ele pede desculpas a Ryoga, e implora a ele para que salve seu pai. Inicialmente, ele é um Duelista sád e malévolo, que gosta de fazer seus oponentes sofrerem, o que ele chama de fanservice, com o objetivvo de conquistar a vitória. Diante de seus fãs, ele muda completalmente e age de forma "nobre" e "educado", agindo de forma amigável e benevolente. Entretanto, tudo não passa de uma fachada. Ele vê seus fãs como Duelistas ruins e os desafia para Duelar. No começo, ele os elogia, até que eles caiam em sua armadilha, onde ele mostra sua verdadeira face. Após o retorno de seu pai à sua forma original, ele usa o fanservice apenas de forma mais amigável, mas continua um pouco prepotente. Ainda assim, mostrou gratidão a Yuma e Ryoga, pelo que eles fizeram para a sua família.
V V (seu verdadeiro nome é Christopher Arclight) é o filho mais velho da família Tron e o mais dedicado para a sua causa. É o mais racional e calmo dos irmãos, chegando a ser mais calmo que o seu pai algumas vezes. Quando era mais jovem, V  era gentil e maduro com os outros, cuidando de seus irmãos e fazendo com que eles se comportassem melhor. Quando passou a conviver com Kaito, V se afeiçoou a ele e o ensinou a Duelar, para que Kaito pudesse proteger Haruto, seu irmão mais novo. Depois do ocorrido com seu pai, V tornou-se frio e estoico, culpando Dr. Faker pelo que ocorreu com Tron. Ele ajudou seu pai em sua vingança, buscando sempre manter seus irmão na linha. Ele atua de forma fria e implacável durante os Duelos, também chegando a ser egoísta. Ele tem um ódio intenso por Faker e também por Kaito, culpando-o indiretamente pelo que Faker fez a seu pai. Após o retorno de seu pai à sua forma original, ele voltou a ser amável, voltando a ser amigo de Kaito.
Durbe Durbe é um Barian Emperor. Após o desaparecimento de Nasch e MeragDurbe assumiu a liderança dos cinco Barians restantes, a fim de proteger o Barian World. Mais tarde, ele foi absorvido por Vector ao tentar proteger Merag. Ele e os outros Barian Emperors foram revividos pelo poder do Numeron Code após o Duelo final entre YumaAstral. Ele é o único Barian Emperor que nunca Duelou em sua forma humana, e que nunca Duelou contra Yuma Tsukumo. Entre seus aliados, Durbe demonstrava ser o mais centrado e agia como líder. Ele demonstra muita preocupação com seus aliados Barians, muitas vezes expressando isso com sua alta opinião sobre eles, geralmente depositando confiança em cada um deles antes que eles se separem para realizar determinadas missões. Durbe é muito leal ao Barian World e prioriza sua segurança acima de tudo.
Alito Alito é um Barian Emperor, que trabalha com seus aliados para reunir os "Numbers" cards e salvar o seu mundo. Contrariamente à sua missão, ele se tornou um rival amigável de Yuma Tsukumo. Depois de ser ferido por Rei ShingetsuAlito fica para trás, curando-se com um Bariarite. Após ser revivido pelo poder de Dom Thousand, sua personalidade ficou completamente obscura, e ele esqueceu a amizade que possuía com Yuma Tsukumo. Mais tarde, ele se tornou um fantoche de VectorDon Thousand após sofrer lavagem cerebral. Alito então foi resgatado por Yuma e o ajudou por um curto período de tempo, após sacrificar-se para recuperar as memórias de Girag. Sua alma mais tarde foi tomada por Vector. Ele é revivido pelo poder do Numeron Code após o Duelo final entre YumaAstral. Os outros Barian Emperors também foram revividos.
Girag Girag é um Barian Emperor, tendo como objetivo reunir os "Numbers" cards para salvar o seu mundo, assim como seus aliados. Mais tarde, ele sofreu lavagem cerebral por VectorDon Thousand, e eventualmente absorvido. Ele foi revivido pelo poder do Numeron Code após o Duelo final entre YumaAstral, incluindo seus aliados Barian Emperors. Ele é um guerreiro destemido e que não hesita em suas missões. Entretanto, ele parece se mostrar bastante arrogante quando se refere a si mesmo. Ele também mostra gostar de mangás, motivo pelo qual faz lavagem cerebral em Chitaro Ariga e até tentou fazer esboços de mangá, mas seus desenhos eram terríveis. Ele tem uma paixão pela cantora de TV Sanagi Chono e vai para um bar chamado BARian para beber e relaxar.
Mizael Mizael é um Barian Emperor, que tem como objetivo reunir os "Numbers" cards, a fim de salvar o seu mundo. Ele acaba sendo derrotado em um Duelo e sua alma foi absorvida por Don Thousand. Depois do Duelo final entre YumaAstralMizael foi revivido pelo por do Numeron Code, assim como os outros Barian Emperors. Ele é orgulhoso e arrogante, sendo um mestre em "Galaxy-Eyes". Isso foi evidenciado quando ele obteve seu "Over-Hundred Numbers", o "Numbers 107: Galaxy-Eyes Tachyon Dragon', através de um card em branco. Devido a isso, ele desenvolve uma rivalidade com Kaito Tenjo, sendo o único mestre em "Galaxy-Eyes" conhecido, e ambos disputam entre si, a fim de provar ao outro quem é superior.
Vector Vector é um Barian Emperor, que manipulou Dr. FakerTron para cumprir sua própria ambição de destruir o Astral World. Depois de sua primeira derrota para Yuma TsukumoRyoga KamishiroKaito TenjoVector cria um novo plano, assumindo uma forma humana no Human World (Earth) que se chamava Rei Shingetsu, a fim de causar a queda dos detentores de ZEXAL. Quando isso também falhou, Vector lançou o Deus de Barian WorldDon Thousand, e tornou-se seu servo. Eles colaboram entre si, até o momento em que Don Thousand trai Vector, absorvendo-o para restaurar seu poder. A forma reformada (humana) de Vector foi revivida por Astral depois que Yuma o derrotou em seu Duelo cerimonial.
Eliphas Eliphas é a vontade e o líder do Astral World, que tem como objetivo alcançar o "Rank-Up" de seu próprio mundo, destruindo o Barian World. Ele é fanático em seu desdém pelo Chaos e os seres que o possuem. Ele ameaça até mesmo seu próprio povo, como fez com Enna, que foi curada por Yuma com a utilização do poder do Chaos. No entando, ele mostrado como brando, o suficiente para permitir que Yuma Duele em nome do Astral World. Outra característica dele é sua adesão às Rank-Ups, especialmente quando se trata de seu mundo. Em suma, é o meio de superar limitações e escapar do sofrimento causado por Chaos. Para tal efeito, somente um seleto número de escolhidos são permitidos a entrar no Astral World e ter o potencial de evoluir espiritualmente. Ele foi criado pelo povo do Astral World como o símbolo supremo de sua visão do mundo de alcançar o "Rank-Up".
Don Thousand Don Thousand é o Deus do Barian World e o progenitor dos Seven Barian Emperors. Sua personalidade é complicada e dinâmica. Ele é característicamente malévolo e vingativo, dedicado a espalhar o caos e destruir o Astral World, não importa o custo. Don é mostrado como alguém muito direto, que tem um foco pleno em seus objetivos, incapaz de desviar deles facilmente. Ele residia no Astral World, mas foi exilado após o reino ter decidido abandonar o poder do Chaos. Isso resultou numa batalha dele contra Astral, que terminou a batalha após uma Shining Draw, que pareceu destruir grande parte do Astral World no processo. Ambos foram transformados em formas de energia. Essas formas circularam em torno do Numeron Code e desapareceram, tendo fragmentos do poder de Astral espalhados por todo o Human World (Earth) para marcar o local do código. Durante a batalha, Don acabou por adicionar um pouco de sua essência maligna à Astral, o que viria a se tornar um Numbers 96 posteriormente.
Mr. Heartland Mr. Heartland era o prefeiro de Heartland e o encarregado da transmissão das ordens de Dr. Faker para Kaito Tenjo, até o momento em que caiu no Sphere Field Cannon do Dr. Faker e foi enviado para o Barian World, onde foi temporariamente transformado em uma mosca por Vector, usando os poderes de Don Thousand. Em seguida, ele renasceu como Barian, tornando-se líder do Fearsome Four of the Dark Dueling World, também formado por Semimaru, Kurage e Kaninja. Após ser derrotado por Zexal Third, ele foi queimado vivo pelos Fake "Numbers" que foram dados a ele por Vector.

3. Temporadas

TEMPORADA TÍTULO EPISÓDIOS DOWNLOAD - LEGENDADO
I - ZEXAL I Pre-World Duel Carnival 001 - 025 Versão Heaven  - Versão Showtime!
II - ZEXAL I World Duel Carnival Preliminaries 026 - 049 Versão Heaven  - Versão Showtime!
III - ZEXAL I World Duel Carnival Finals 050 - 073 Versão Heaven  - Versão Showtime!
IV - ZEXAL II Barian Invasion 074 - 098 Versão Heaven  - Versão Showtime!
V - ZEXAL II Legendary Numbers War 099 - 123 Versão Heaven  - Versão Showtime!
VI - ZEXAL II Barian Emperor Onslaught 124 - 146 Versão Heaven  - Versão Showtime!

4. Trilhas Sonoras (Clique no Título do CD para baixá-lo)

CAPA DO DISCO TÍTULO Nº DE MÚSICAS CAPA DO DISCO TÍTULO Nº DE MÚSICAS
Yu-Gi-Oh! ZEXAL - Sound Duel 1 Yu-Gi-Oh! ZEXAL
Sound Duel 1
39 Yu-Gi-Oh! ZEXAL - Sound Duel 4 Yu-Gi-Oh! ZEXAL
Sound Duel 4
24
Yu-Gi-Oh! ZEXAL - Sound Duel 2 Yu-Gi-Oh! ZEXAL
Sound Duel 2
(2 discos)
33/32 Yu-Gi-Oh! ZEXAL - Sound Duel 5 Yu-Gi-Oh! ZEXAL
Sound Duel 5
(2 discos)
30/23
Yu-Gi-Oh! ZEXAL - Sound Duel 3 Yu-Gi-Oh! ZEXAL
Sound Duel 3
(2 discos)
25/20 Yu-Gi-Oh! ZEXAL - Vocal Best!! Yu-Gi-Oh! ZEXAL
Vocal Best!!
12

5. Yu-Gi-Oh! TRADING CARD GAME - Lançamentos da Época de "Yu-Gi-Oh! ZEXAL"

ANO NOME DO SET  ANO NOME DO SET
2011 Starter Deck: Dawn of the Xyz 2012 Shonen Jump Vol. 10, Issue 1 promotional card
2011 World Championship 2011 Card Pack 2012 Turbo Pack: Booster Seven
2011 Turbo Pack: Booster Six 2012 Yu-Gi-Oh! GX Volume 8 promotional card
2011 Yu-Gi-Oh! Championship Series 2011 Prize Card 2012 Order of Chaos
2011 Generation Force 2012 Dragon Collide Structure Deck
2011 Collectible Tins 2011 Wave 1 2012 Yu-Gi-Oh! 5D's Volume 2 promotional card
2011 Shonen Jump Vol. 9, Issue 8 promotional card 2012 Ra Yellow Mega-Pack
2011 Generation Force: Special Edition 2012 Shonen Jump Vol. 10, Issue 3 promotional card
2011 Legendary Collection 2: The Duel Academy Years 2012 Order of Chaos: Special Edition
2011 Legendary Collection 2 Mega-Pack 2012 2012 Premium Collection Tin
2011 Duelist Pack: Yuma 2012 Hidden Arsenal 5: Steelswarn Invasion: Special Edition
2011 Gates of the Underworld Structure Deck 2012 Starter Deck: Xyz Symphony
2011 Collectible Tins 2011 Wave 2 2012 Weekly Shonen Jump Alpha July 2012
membership promotional card
2011 Photon Shockwave 2012 Galatic Overlord
2011 Shonen Jump Vol. 9, Issue 10 promotional card 2012 Battle Pack: Epic Dawn
2011 Hidden Arsenal 5: Steelswarn Invasion 2012 Duel Terminal 6b: Xyz Activate!!
2011 Samurai Invasion 2012 Weekly Shonen Jump Alpha April 2012
membership promotional card
2012 Yu-Gi-Oh! GX Volume 9 promotional card
2012 Gold Series: Haunted Mine
2012 Samurai Warlords Structure Deck
2012 Hidden Arsenal 6: Omega Xyz
2012 2012 Collectors Tins
2012 Return of the Duelist
2012 Yu-Gi-Oh! Championship Series 2012 Prize Card
2012 Return of the Duelist: Special Edition
2012 Legendary Collection 3 Mega-Pack
2012 Legendary Collection 3: Yugi's World
2012 Yu-Gi-Oh! 5D's Volume 3 promotional card
2012 Realm of the Sea Emperor Structure Deck
2012 2012 Collectors Tins Wave 2
2012 Abyss Rising
2012 Astral Pack One
2012 Abyss Rising: Special Edition
2012 Weekly Shonen Jump Alpha December 2012
membership promotional card


ANO NOME DO SET  ANO NOME DO SET
2013 2012 Collectors Tins Wave 2.5 2014 Battle City Tournament Kit
2013 Cosmo Blazer 2014 Legacy of the Valiant
2013 Onslaught of the Fire Kings Structure Deck 2014 Jump Pack 2014 Issue 1 promotional card
2013 Star Pack 2013 2014 Astral Pack Four
2013 2013 Zexal Collection Tin 2014 Cyber Dragon Revolution Structure Deck
2013 Weekly Shonen Jump March 2013
membership promotional card
2014 Star Pack 2014
2013 Cosmo Blazer: Special Edition 2014 Machine Madness Value Box
2013 Yu-Gi-Oh! 5D's Volume 4 promotional card 2014 Legacy of the Valiant: Deluxe Edition
2013 Astral Pack Two 2014 Premium Gold
2013 Hidden Arsenal 7: Knight of Stars 2014 Fire Fists: Special Edition
2013 Lord of the Tachyon Galaxy 2014 Jump Pack 2014 Issue 2 promotional card
2013 Legendary Collection 2: Gameboard Edition 2014 Dragons of Legend
2013 Super Stater: V for Victory 2014 Primal Origin
2013 Super Starter Power-Up Pack 2014 Primal Origin: Deluxe Edition
2013 Battle Pack 2: War of the Giants 2014 Realm of Light Structure Deck
2013 Duelist League 16 participation cards 2014 Duelist League 18 participation cards
2013 Weekly Shonen Jump July 2013
membership promotional card
2013 Number Hunters
2013 Judgment of the Light
2013 2013 Collectors Tins Wave 1
2013 Yu-Gi-Oh! Championship Series 2013 Prize Card
2013 Saga of Blue-Eyes White Dragon Structure Deck
2013 Silver Dragon Value Box
2013 Astral Pack Three
2013 Judgment of the Light: Deluxe Edition
2013 Legendary Collection 4: Joey's World
2013 Legendary Collection 4 Mega-Pack
2013 Weekly Shonen Jump September 2013
membership promotional card
2013 Duelist Pack: Yugi & Kaiba Special Edition
2013 Shadow Specters
2013 Legendary Collection: Gameboard Edition
2013 Starter Deck: Yugi Reloaded
2013 Starter Deck: Kaiba Reloaded
2013 Shadow-Specters: Special Edition
2013 Duelist League 17 participation cards
2013 Weekly Shonen Jump December 2013
membership promotional card