Necloth: O Próximo Meta

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

"The Necloth of Trishula" à esquerda e "Necloth Exomirror" à direita. © 1996, Kazuki Takahashi.
A Konami nunca deixa de nos surpreender, não é? Agora, ela nos trouxe mais um Arquétipo que contém traços vindos de outros já lançados. "Necloth", sem sombra de dúvidas, será um Deck extremamente perigoso, dependendo dos próximos lançamentos. Entretanto, desde já, é uma tremenda ameaça no OCG.

Não fugirei da ideia do quadro, porém, a publicação será disposta de forma diferente. Em vez de expor uma Deck List de jogador X ou Y, colocarei uma Deck List feita por mim, ao fim da postagem. Antes disso, darei uma explicação resumida sobre as estratégias do Deck, para que não fique enfadonho ou cansativo.

"Necloth" é um Deck focado em Invocações-Ritual, com Monstros de Efeito que buscam novos monstros "Necloth" para a mão, enquanto os Monstros Ritual são ativados no campo ou na mão, com efeitos bem diversificados. Alguns cards são extremamente fundamentais para o Deck, e outros, nem tanto. A seguir, falarei um pouco sobre os principais cards do Deck, de forma objetiva e clara, para que todos possam compreender bem.

"Necloth Exomirror", "Schritt, Caster of the Necloth" e "The Necloth of Trishula", respectivamente. © 1996, Kazuki Takahashi.
"Necloth Exomirror" é um dos Cards de Magia de Ritual do Arquétipo. Com ele, você pode Invocar Especialmente 1 Monstro-Ritual "Necloth" da sua mão, oferecendo monstros da mão, campo ou Cemitério como Tributo. Além disso, "Exomirror" possui um efeito paralelo: Se você não possuir monstros no campo, poderá bani-la juntamente com um monstro "Necloth" para adicionar 1 Card de Magia "Necloth" do Deck para a mão. Esse card, sem dúvidas, traz uma consistência muito grande para o Deck. Ao utilizar "Exomirror" para Invocar "Trishula", usando "Schritt" como Monstro Matéria, você trará para o campo um monstro poderosíssimo, e ainda conseguirá adicionar um monstro "Necloth" de Ritual Tipo-Guerreiro para sua mão sem nenhum outro tipo de custo.

Uma jogada como essa resulta numa boa reciclagem de mão, mas não deve ser feita de qualquer forma. Apesar de seu grande poder de fogo e de seus bons efeitos, o Deck se torna frágil se for jogado de forma precipitada. Geralmente, não se deve iniciar com uma Invocação-Ritual no primeiro turno, é uma grande furada. Fazer jogadas mais simples ao começar o Duelo, como invocar "Manju" e setar uma "Vanity's Emptiness", são o suficiente para fechar o primeiro turno. O segredo é fazer com que o oponente gaste seus próprios cards, busque dar altos ataques, enquanto você simplesmente controla o jogo e evita tomar muitos danos. Controle é a chave para a vitória com esse Deck, pelo menos na minha opinião, e é esse estilo de jogo que será discutido neste artigo.

"Herald of the Rainbow Light", "Necloth Kaleidomirror" e "The Necloth of Unicore", respectivamente. © 1996, Kazuki Takahashi.
A primeira Invocação-Ritual que deve ser feita, na minha opinião, é a de "Unicore". Para dar boa consistência, começar (não necessariamente no primeiro turno, de preferência no segundo, ou após o oponente ter começado) com um monstro de 2300 ATK não é nada mal. Utilizando a revolucionária "Kaleidomirror", você pode utilizar um monstro do Extra Deck, campo ou da própria mão como Tributo para uma Invocação-Ritual de um ou mais monstros "Necloth" da sua mão. Com ela, Invocar "Unicore" é algo muito importante e necessário, pois "Herald of the Rainbow Light" pode ser usada como Monstro Matéria. Assim, você poderá imediatamente adicionar um Monstro-Ritual ou Card de Magia de Ritual do Deck para mão quando "Rainbow Light" chegar ao Cemitério e ativar seu efeito. Isso poderá te fazer conseguir "Clausolas", "Brionac", "Gungnir", "Trishula", "Exomirror" ou vários outros, fazendo com que você possa obter o card que deseja.

Assim como "Trishula", "Unicore" possui um efeito muito bom quando está na mão: Ao descartá-lo, você pode adicionar 1 card "Necloth" do seu Cemitério para a sua mão, desde Monstros de Efeito até Cards de Magia de Ritual. Graças a isso, após vários Monstros Ritual usados, você ainda terá a chance de estabilizar sua mão e recuperar quaisquer cards que você já tenha usado (que estiverem no Cemitério). É uma possibilidade de loop muito considerável e que faz toda a diferença num Duelo, sem falar que "Kaleidomirror" traz algo inédito ao Yu-Gi-Oh!: a utilização de Matérias de Ritual do Extra Deck. Nenhum Card de Magia de Ritual chegou a possuir tal efeito. É algo novo e revolucionário, que faz com que o "Necloth" possua uma consistência muito grande. Graças a isso, a perda de cards de sua mão é relativamente mínima.

"The Necloth of Brionac", "Preparation of Rites" e "The Necloth of Clausolas", respectivamente. © 1996, Kazuki Takahashi.
Agora, vou falar um pouco sobre os 3 cards buscadores da plataforma: "Brionac", "Clausolas" e "Preparation of Rites". Basicamente, "Rites" te traz "a faca e o queijo" de mão beijada, pois te dá de graça um Monstro-Ritual de Nível 7 ou menor, e ainda te devolve (para a mão) um Card de Magia de Ritual do seu Cemitério. Seu efeito faz com que 3 cópias dessa magia de suporte sejam indispensáveis em qualquer Deck de "Necloth" que tenha foco nas Invocações-Ritual (todos, obviamente). Caso você deseje fazer uma Invocação de um Nível maior, basta trazer "Brionac" e ativá-lo. São coisas simples que, se forem feitas no momento certo, poderão manter o controle de jogo durante a partida.

"Brionac" é útil na mão e no campo. Assim como "Unicore", ele afeta monstros que vieram do Extra Deck. "Brionac" pode mandar até 2 monstros do campo que vieram do Extra Deck de volta para o Deck. Isso faz com que Decks que envolvam Monstros Pêndulo (Qliphort, principalmente) fiquem bastante prejudicados, assim como Fusão, Sincro e Xyz. "Clausolas", por sua vez, é inútil em campo, literalmente. Apesar de anular os efeitos de um monstro que veio do Extra Deck e zerar seu ATK, possui um poder de fogo muito baixo, tornando-se um card morto quando está em campo. Porém, na mão, é um card esplêndido, pois consegue te trazer os Cards de Magia de Ritual que você precisa. Usando os efeitos de ambos os buscadores no momento ideal, trazendo os cards que são realmente importantes, você poderá ter a vitória bem mais próxima de si. Entretando, deve-se tomar cuidado com algumas coisas. A primeira é que utilizar "Brionac" como buscador de "Clausolas" não é uma coisa aconselhável. Afinal, ao chegar no Cemitério, "Brionac" só servirá como Matéria para a Invocação-Ritual de "Trishula". Por isso, é sempre bom evitar fazer esse tipo de jogada, uma vez que isso pode acarretar num desgaste precoce e desnecessário do Deck. Porém, existem alguns momentos em que esse tipo de jogada é necessário, então, é um pouco relativo.

"The Necloth of Trishula" à direita. © 1996, Kazuki Takahashi.
MAIN DECK (40): EXTRA DECK (15):
CARDS DE MONSTRO (25): 1x Shooting Quasar Dragon
3x Schritt, Caster of the Necloth 1x Star Eater
2x Senju of the Thousand Hands 1x Shooting Star Dragon
3x Manju of the Ten Thousand Hands 1x HTS Psyhemuth
3x The Necloth of Clausolas 2x Herald of Rainbow Light
3x The Necloth of Unicore 1x Mist Bird Clausolas
3x The Necloth of Gungnir 1x Gaia Dragon, the Thunder Charger
3x The Necloth of Brionac 1x Inzektor Exa-Beetle
1x The Necloth of Valkyrus 1x Number 101: Silent Honor ARK
3x The Necloth of Trishula 1x Castel, the Skyblaster Musketeer
1x The Necloth of Decisive Armor 1x Diamond Dire Wolf
CARDS DE MAGIA (13): 1x Abyss Dweller
3x Preparation of Rites 1x Evilswarm Exciton Knight
3x Mystical Space Typhoon 1x Gagaga Cowboy
3x Necloth Exomirror
2x Necloth Kaleidomirror
CARDS DE ARMADILHA (6):
1x Bottomless Trap Hole
3x Vanity's Emptiness

Essa Deck List foi baseada em tudo que falei para vocês até agora. Testei bastante, e obtive bons resultados. A dica para todos é uma só: treinamento. Tanto para este, quanto para qualquer outro Deck que você pense em jogar. Estudar bem cada card, ler artigos como este para ganhar referências e aprender dicas, é a base. Para esse Deck, visei o formato TCG atual, havendo uma mesclagem de cards TCG e OCG, obviamente.

O Main Deck se baseia principalmente no controle de jogo. O uso de "Vanity's Emptiness" dá mais segurança ao Deck, em sua jogabilidade. Acho que um card como esse é vital para o andamento de "Necloth" no jogo, ainda mais com um metagame repleto de Decks Pêndulo. "Gungnir" ajuda bastante, pois imuniza os "Necloths" de cards como "Bottomless Trap Hole", enquanto "Valkyrus" e "Decisive Armor" podem ajudar em momentos específicos. Já para o Extra Deck, existem os Monstros Matéria para as Invocações-Ritual com "Kaleidomirror" e também os Monstros Xyz. "Quasar" e "Star Dragon", além de servirem como Matérias, podem te dar um ótimo combo, que envolve "Brionac", "Gaia" e "Exa-Beetle". Ao fazer uma Invocação-Ritual de 2 "Brionacs", mande "Quasar" para o Cemitério como Tributo. Em seguida, faça a Invocação-Xyz de "Inzektor Exa-Beetle", e posteriormente, ative seu efeito. Para Equipar, o alvo é "Quasar". Posteriormente, "Exa-Beetle" seria rapidamente sacrificado para a Invocação-Xyz de "Gaia", que mandaria "Quasar" para o Cemitério assim que fosse Invocado. "Quasar" ativaria seu efeito e mandaria "Star Dragon" do Extra Deck para o campo, e aí, "só G.G.", como costumamos dizer nos Duelos virtuais.

O combo que acabei de citar é apenas uma dentre várias possibilidades, e é bastante difícil, já que exige um bocado do Deck. Entretando, não foque nessa estratégia, pois o Deck não tem esse foco. Invocar os Monstros Ritual é algo muito mais vantajoso do que isso, na minha opinião. Porém, às vezes, jogadas como essa são bastante úteis.

(...)

Por hoje é só pessoal. Espero que este artigo esteja pelo menos aceitável, pois me matei pra escrever isso. Cinco dias estudando o Deck, e ainda tive que reescrever, pois a versão anterior não estava boa...

Enfim, é isso. Até mais!! \o